Madrinha pode usar vestido preto?

Uma leitora (a noiva) mandou na nossa fanpage um link onde mostrava seu casamento. Nele todas as  madrinhas usaram vestidos pretos e resolvi comentar com vocês um pouco sobre este tema tão polêmico.
A foto é esta daqui, de um casamento lindíssimo publicado pelo Inesquecível Casamento.

Foto: Namaster

                             Afinal de contas, madrinha pode usar vestido preto?

Sempre digo por aqui que madrinha não deve usar preto, por ser  uma cor ligada ao luto. Esta é a regra básica: preto não pode por ser relacionada ao luto e branco por ser a cor da noiva. Já vi até algumas pessoas dizendo que madrinha não pode usar vermelho por chamar muita atenção mas isso é bobagem.

Quem manda no casamento é a noiva.  Se eu acho feio vestido preto? Nunca, jamais, é uma cor que adoro e uso muito no meu dia a dia (acho super chique)!  Só que se a noiva não falou nada, não é você madrinha quem vai quebrar a tradição. A minha sugestão é que se você já tem um vestido preto e não quer gastar (ou não pode) comprando um vestido novo, converse com a noiva  e pergunte a opinião dela. Se ela achar ok, use sem medo de ser feliz!
Se você for comprar ou alugar um vestido, evite o preto. Com tantas opções nas lojas não tem porque você encasquetar logo com um vestido preto.
Agora se você é noiva e quer que todas as madrinhas usem preto, não tem problema nenhum! O casamento é seu, escolha aquilo que vai te deixar mais feliz, aquilo que você acha bonito! Se você é noiva e acha uma bobagem esta tradição, quando for convidar as madrinhas aproveite e deixe claro que ela é livre para escolher a cor de vestido que quiser, inclusive vestido preto.
Em relação a este casamento (e muitos outros que já vi) em que as madrinhas usaram vestido preto, achei lindo. Preto e branco fizeram parte da cartela de cores do casamento, é uma cor que a noiva gosta bastante, não teria nem porque ela não escolher estas cores.

Em relação a tradição ela nasceu para ser quebrada  (usando bom senso é  claro). Com o tempo as coisas vão mudando e hoje em dia nem todo mundo que está de luto usa preto.

Aqui tem post só com vestidos de festa preto, para madrinhas e formandas.

Deixe um comentário