Como economizar no look de madrinha!

By 12:48:00

Alta do dólar, inflação e desemprego voltaram às rodas de conversa e como este é um blog escrito por uma economista ( pasmem)  eu não poderia deixar de tocar no assunto aqui no blog. Além disso independente do momento econômico que vivemos economizar é sempre uma boa pedida, além de fazer bem para o bolso faz bem para a natureza ( alô consumo consciente).

Talvez as dicas a seguir sejam óbvias para algumas mas espero que em geral este post sirva não só para dar algumas ideias como também para encorajar a mulherada a desencanar e perceber que dá sim para ficar linda sem gastar tanto.






Dicas para economizar no look madrinha  ou  dicas para quem vai ser madrinha e está com pouca grana 



1- Economize no vestido


O vestido de festa é o item mais caro e por isso mesmo um dos que dá para economizar mais.

Em primeiro lugar esqueça aquela coisa de que não pode repetir roupa. Pode sim, Michelle Obama  e Kate Middleton fazem isso o tempo todo e são elogiadas justamente por isso. 

Não pense que  só roupa cara é bonita. Roupa bonita é aquela que combina com seu estilo, é apropriada para a ocasião e que cai bem ao  seu tipo de corpo. Acredite em mim, mais vale um vestido que não custou um rim e que tem todos estes requisitos que um que custou caríssimo e não é apropriado para seu tipo de corpo ou não está de acordo com a ocasião.

Dito isto vamos as possibilidades: 

Usar um vestido que já usou antes. Por isso é bom apostar em modelos clássicos com tecido de qualidade, dura muito! 

Reformar algum vestido que já possua: muitas vezes dá para transformar o modelo ou até mudar a cor e deixar o vestido com cara nova. Converse com uma boa costureira a respeito. Já vi empresas especializadas até em transformar vestido de noiva em vestido de festa.

Pegar um vestido emprestado com uma amiga, prima, irmã, etc.

Alugar um vestido - vai ter que bater perna mas garimpando dá sim para encontrar  vestidos bonitos.

Procurar vestido em bazar - tem gente que tem medo de comprar roupas pela internet mas procurando na internet pode ser que encontre alguém vendendo vestido de festa na sua cidade.

Mandar fazer o vestido- algumas vezes sai mais barato que comprar o vestido pronto, mas tem que ter uma boa costureira. Só vá em alguma que você já conhece o trabalho e com um prazo bom de antecedência  já que as boas costureiras costumam ter muito trabalho.

Se resolver comprar o vestido lembre da dica: tecido bom e modelo clássico (fora dos modismos) dura mais e é mais fácil de ser usado novamente.  Além disso existe a possibilidade de tentar vender o vestido após usá-lo e recuperar parte do dinheiro. 


2- Economize no penteado

Existem cabeleireiros incríveis que fazemum trabalho primoroso  e existem os que não sabem e acham que sabem. Se você puder pagar o primeiro vá fundo. Mas se não puder pagar ou não conhecer ninguém que seja realmente bom em penteado de festa faça você mesma ou chame uma amiga para ajudar.

Madrinhas são chamadas com uma boa antecedência, dá tempo de escolher um penteado, olhar o passo a passo e ir treinando até o dia.






3- Economize na maquiagem


Mais um caso em que existem os ótimos profissionais do tipo que fazem parecer que você fez plástica e exitem os que erram a mão e fazem o palhaço perder para você! Se puder contratar o primeiro faça isso. Com uma maquiagem bonita até um vestido simples fica"divo". Se não puder aproveite e aprenda a se maquiar. É um aprendizado para a vida toda e que só requer prática.

Já fiz algumas postagens com técnicas  e passo a passo. No Youtube existem milhares de vídeos ensinando a fazer maquiagem. Tenha paciência, treine e aprenda. Você não vai se arrepender!


4- Economize nos acessórios


Dá para pedir emprestado bolsa de festa, brinco de festa, colar e pulseira. E para quem vai comprar compre produtos de qualidade ( o que não quer dizer necessariamente caros) .  Guarde bem, conserve e tenha para a vida toda. Comece seu  acervo com cores neutras e modelos clássicos  pois combinam com tudo!


5-  Com a internet a China fica logo ali


Comprar itens na China requer uma dose grande de sorte. Tem gente que se deu muito bem e tem gente que se deu muito mal. Neste momento de Dólar alto talvez não seja a  melhor opção. Mas se quiser arriscar neste post aqui  a Amanda do Troquei meu guarda roupa na China deu algumas dicas boas para quem quer comprar um vestido de festa na China.












Fique mais um pouco! Veja também:

0 comentários

Obrigada pela participação!

Gostou? Então compartilha!