Antigamente (não tão antigamente assim) casamento diurno era sinônimo de madrinhas de curto (no joelho na verdade). Depois que os casamentos durante o dia se popularizaram no Brasil muitas noivas optaram por pedir que suas madrinhas usassem vestidos longos de tal forma que hoje é até mais comum madrinhas de longo que de vestido curto.
Existe uma regra de ouro em casamentos: na dúvida, pergunte pra noiva.
Ou seja, caso a noiva não tenha dito claramente qual o comprimento do vestido pergunte pra ela. Se ela der alguma resposta do tipo "vista o que quiser" ainda assim eu tentaria conversar com as outras madrinhas para combinar o comprimento do vestido (o chá pode ser uma oportunidade de ter esta conversa). Isso faz com que situações do tipo todas as madrinhas de longo e só uma de curto (ou o contrário) não ocorra e evita qualquer tipo de constrangimento.
Se a noiva optar pelo curto, nunca, jamais, de forma alguma vá parecendo que está indo para uma balada. Decotão e vestido mini não combina com madrinha. Use com vestido mais próximo ao joelho e tenha atenção ao decote e ao tecido do vestido que deve ser obrigatoriamente de um tecido nobre.
Selecionei alguns vestidos que podem servir de inspiração para madrinhas.
Estes vestidos são da Patchoulee. A coleção verão 2017 está maravilhosa, cheia de vestidos curtos e midi (um pouco abaixo do joelho) lindos.
Vestido Mabel Magalhães
Este eu não sei de onde é (foto via Pinterest)
Os próximos três vestidos são da Patchoulee também.
Este também não sei de onde é...
Este é da Fátima Scofield
Este é da Isabella Narchi
Este é da MadreSanta também
Imagens Reprodução
Aqui tem um post com vestidos lindos para madrinhas. Inclusive um curto que foi usado por uma madrinha.